28/10/2021 às 17:29

Fotografia de conteúdo x fotografia ambientada

247
2min de leitura

A fotografia é um recurso muito bem utilizado no marketing. Ela pode ser aplicada em diferentes momentos, sempre ajudando a conectar a marca ao cliente. Além disso, existem diferentes estilos de fotografia para marcas. Ou seja, quem pensa que fotos para marcas são todas iguais, está enganado! Dois estilos muito comuns são a fotografia de conteúdo e a fotografia ambientada. Você conhece e sabe diferenciar estes estilos?


Cada um deles tem suas particularidades e deve ser usado para sua finalidade específica. Mas, apesar das diferenças, em alguns casos elas assemelham-se bastante e podem até se cruzar. Preparei este conteúdo para entendermos o que cada uma delas é de fato e como podem se complementar.


O que é a fotografia ambientada


A fotografia ambientada tem um objetivo: mostrar o produto da melhor maneira possível. Para isso, utiliza de objetos, fundos e tudo o que harmoniza com suas cores e texturas. Tudo isso, é claro, com um cunho mais comercial. Será preciso montar um cenário, por exemplo. E sempre pensando em exaltar o produto.

Neste caso, o fator humano fica em segundo plano. Quando aparece, é de forma sutil, geralmente só mostrando as mãos.


Vale lembrar que não será em todas as fotos que isso acontece. Normalmente usamos somente o produto e montamos o cenário com aquilo que pode ser manipulável.


O que é a fotografia de conteúdo


A fotografia de conteúdo é marcada pelo uso do fator humano nas imagens, inserindo o produto no dia a dia do cliente.

Funciona bem como o marketing de conteúdo. A foto deve ser capaz de mostrar de forma objetiva como aquele produto funciona e melhora a rotina do cliente.

A razão de existir essa foto, claro, é o produto. Mas ele faz parte de um contexto muito maior, que faz com que sua presença naquela cena seja muito natural.

Quando os dois estilos se cruzam

Nada impede que o produto receba todo destaque que merece estando inserido em um contexto mais humano.

A fotografia pode ser focada no produto e dar a ele todo o glamour, mesmo quando a ambientação é, na verdade, a rotina da vida dos clientes e não um cenário montado.

É nesses casos que a fotografia de conteúdo e ambientada se complementam.



Viu só? A fotografia pode ser aplicada de muitas formas e tornar sua estratégia de marketing ainda mais assertiva.

Entre em contato

Gostou do conteúdo? Que tal ver estes estilos aplicados nas fotografias da sua marca?

Eu posso ajudar você com isso! Clique AQUI para conferir alguns dos meus trabalhos na área publicitária.

E, claro, conte comigo para ajudar a transmitir a mensagem ideal para o seu público! 😊

28 Out 2021

Fotografia de conteúdo x fotografia ambientada

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Fotografia Ambientada Fotografia de conteudo Fotografia de produto Fotografia Publicitaria Redessociais

Quem viu também curtiu

05 de Fev de 2022

Tudo o que você precisa saber sobre fotografia de conteúdo

16 de Out de 2023

6 passos para alavancar sua empresa em 2023

03 de Nov de 2021

Qual a importância de uma produção de Natal para as marcas?

Olá, podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats. :D
Logo do Whatsapp