11/08/2022 às 17:53

Black Friday 2022: veja 6 dicas para aumentar suas vendas

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3min de leitura

A Black Friday é uma data tradicional no varejo brasileiro. Comemorada na quarta sexta-feira de novembro, neste ano irá acontecer no dia 25 de novembro. 

Você pode estar achando esse post um pouco antes do tempo. Mas não se engane. A hora de começar a se preparar para aproveitar a data é agora. 

Afinal, você não quer perder essa oportunidade, não é? 

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google, a Black Friday é a data mais importante para as compras em varejo digital no país.

Em 2021, ela movimentou mais de R$ 7,52 bilhões, entre quinta-feira e a sexta-feira, segundo o monitoramento da Neotrust.

A data também abre uma temporada forte de compras no país, com a proximidade do 13º salário, férias, natal, liquidações, etc. Nesta época, as pessoas estão mais dispostas a comprar e, por isso, é melhor estar preparado.

Isso significa que é fácil ganhar dinheiro nessa época?

Não. Porque se você não estiver preparado, pode acabar tendo prejuízos. 

Então, para te ajudar a ficar pronto, montamos uma lista do que você precisa saber para ter sucesso nas vendas.

Saiba quais produtos escolher

Uma das primeiras ações é olhar para o seu portfólio de produtos e ver quais mercadorias possuem uma boa margem para aplicar descontos sem gerar prejuízo para seu negócio.

Caso você tenha feito promoções nos anos anteriores, verifique se os produtos que você escolheu antes contribuíram para aumentar seu faturamento e com a entrada de novos clientes. 

Outro ponto importante é que a Black Friday está mudando e, em vez de somente utilizar a sexta-feira, os vendedores aproveitam para expandir as ofertas para a semana ou para o mês inteiro de novembro com termos como “Black November” e “Black Week”.

Tenha boas fotos 

Elas fazem toda a diferença na hora de vender um produto. 

A fotografia tem o poder de gerar identificação, humanizar seus materiais e elevar o engajamento dos clientes com seu negócio. 

Lembre-se que você está buscando despertar desejo, e não há nada melhor para isso do que vender um estilo de vida. 

Além disso, ninguém compra um serviço sem vê-lo.

Negocie com seus fornecedores o quanto antes

Mais um bom motivo para começar a se planejar cedo. Além de ter uma escolha estratégica de seu portfólio de produtos, é importante ter um bom relacionamento com os fornecedores. 

Afinal, você vai precisar de estoque para efetuar suas vendas.

Pensando nisso antes, você tem menos chance de errar com falta de mercadoria e a indisponibilidade de poder vender mais..

Pense além de seu concorrente

Na Black Friday, existem muitas lojas oferecendo produtos com descontos e até mais baratos do que os seus.

A análise da concorrência é importante, para descobrir sobre:

  • Quais ações estão tomando durante o período até a Black Friday, incluindo nas redes sociais;
  • Em quais marketplaces e canais de vendas estão;
  • Seus produtos e preços.

Com isso, você terá uma visão do mercado, de como seus produtos devem ser vendidos, quais canais são mais viáveis para seu nicho e assim potencializar seus ganhos.

E seja diferente! Em marketplaces, por exemplo, ter boas descrições de seus produtos ajudam os clientes a comprar em sua loja.

Use as redes sociais a seu favor

Os consumidores cada vez mais estão acompanhando as empresas nas redes sociais. 

Além de atrair pessoas para suas redes sociais, ofereça benefícios e conteúdo para que ele interaja e, assim, compre.

Nas redes sociais, as fotos também são diferenciais: além de vender, ajudam a cultivar o relacionamento com os clientes, despertar o interesse de possíveis clientes e mostrar que por trás da aquisição existe um propósito maior.

Alguns outros exemplos que podem ajudar, é divulgar cupons de desconto limitados nas redes sociais e fazer lives mostrando seus produtos. Isso pode contribuir para aumentar a consciência de sua marca e suas vendas na Black Friday.

Analise seus resultados desde agora

Analise frequentemente suas vendas, a reputação de sua empresa, seus produtos e o mercado de seu negócio. 

Depois da Black Friday, será necessário fazer outra análise de resultados de suas vendas, de suas bases de clientes e outros indicativos que se adequem ao seu negócio, para identificar se as suas ações deram certo. 

Com essas informações em mãos, você já pode pensar nas suas próximas ações para o restante do ano, como no período de Natal, férias e Carnaval.

Se quiser se antecipar a outras datas, clique aqui e baixe o nosso ebook sobre quais datas são importantes para o seu negócio e como se planejar.



11 Ago 2022

Black Friday 2022: veja 6 dicas para aumentar suas vendas

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